sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Caminho Sagrado Paebiru de São Thomé

O Brasil orgulha-se de ter o Sagrado Peaberu de São Thomé - antiga rota mística nativa - e grande parte em Campo Mourão - PR

Dia após dia, as descobertas históricas e arqueológicas – como a do Peaberu - comprovam o respeitável grau de conhecimento dos povos nativos da América do Sul e ajudam a desmoronar a versão arcaica dos truculentos invasores brancos e dos ideólogos atuais, de que a civilização, a ciência e o bem-estar chegaram à terra sul-americana com os europeus, ou aquela de que os nativos - à exceção dos incas - eram selvagens e pouco mais que primatas sem almas.
Os povos que aqui viviam, antes da ocupação européia, foram chamados por Cabral (1500) de "índios" e o novo continente denominado América, por Colombo (1492), homenagem a Américo Vespúcio.




Características do Caminho do Sol -

O Peaberu, no Brasil, não tem nenhum tipo de pavimento. É uma trilha funda, cuidadosamente talhada pela ação do homem, com cerca de duas varas (1,80 m) de largura e recoberta – em boa parte - por uma grama miúda, macia e farta em sementes pegajosas transportadas e semeadas pelo trânsito de pessoas e animais. É tão fechada, que impede a germinação de outras espécies vegetais e, assim, mantém livre a sua passagem. Este Caminho maravilhoso interliga o litoral do Brasil às cidades incas peruanas: Cuzco e Machu Pitchu, na Cordilheira dos Andes.




As mais antigas trilhas surgiram em conseqüência das migrações dos homens e animais pré-históricos, na busca de aclimatação e sobrevida. Ao mesmo tempo, o ser humano começou a estabelecer estradas primitivas à procura de víveres, água, peregrinações, migrações, comércio e guerras entre as tribos, na luta pela sobrevivência, defesa e domínio de territórios.

O Peaberu de São Thomé atravessa a América do Sul

É possível reconhecer, hoje, junções fundamentais que interligam a pré-história e a história contemporânea, no processo dos assentamentos humanos na América, que correspondem ao enorme sistema viário conhecido como o conjunto de peaberus.

Antes da descoberta do Novo Mundo, havia uma trilha estreita e longa, intensamente usada pelos nativos, na guerra, na paz e na busca do paraíso.

Atravessava, com incrível facilidade, matas, rios, serras e pântanos, num percurso de aproximadamente cinco mil quilômetros, dos quais, 200 léguas (1.200 km) dentro do Brasil, desde os litorais: paulista, paranaense e catarinense até as barrancas do Rio Paraná. Esta intrincada rota, pouco conhecida e quase nada recuperada, chama-se Peaberu ou Caminho de São Thomé aberta pelos ameríndios há milhares de anos, sob orientação do santo apóstolo.

link


16/12/07

Nenhum comentário:

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

caixa de pandora